MEG

Modelo de Excelência da Gestão – MEG

 

A UFMS participa, desde 2018, da Jornada de Excelência, que é um movimento para o aperfeiçoamento da governança e gestão.

A jornada avalia a instituição pelo Modelo de Excelência de Gestão (MEG), certificado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), em oito fundamentos básicos: pensamento sistêmico, compromisso com as partes interessadas, aprendizado organizacional e inovação, adaptabilidade, liderança e transformação, desenvolvimento sustentável, orientação por processos e geração de valor.

O MS Competitivo é o responsável pelo acompanhamento da Jornada de Excelência no Estado do Mato Grosso do Sul, apoiando a instituição em todas as etapas do processo, ou seja, desde o diagnóstico para a escolha do nível do MEG até a certificação no processo de melhoria.

 

Certificação de 500 pontos – Rumo à Excelência

 

O processo para certificação foi realizado em quatro etapas. Na primeira, foi feita a escolha do nível do Modelo de Excelência de 500 pontos. Na segunda etapa, Diagnóstico Participativo, foi realizado um workshop utilizando o guia escolhido e apoiado pela Metodologia MEGplan para mapear o perfil da organização, listar indicadores existentes e recomendados e preencher lacunas na gestão, com participação dos grupos formados por gestores.

Com base nesta etapa foram elaborados os seguintes projetos:

  1. Gente;
  2. Liderança e Comunicação;
  3. Processos e Inovação; e
  4. Inteligência de Mercado.

Os projetos desenvolvidos estão disponíveis no Simplifica UFMS, podendo ser acessados pelo link: Jornada 500 pontos.

Na terceira etapa, Plano de Melhoria da Gestão, foi realizado um workshop para construir planos de ação enxutos, a fim de tratar as principais lacunas diagnosticadas e, posteriormente, outro workshop participativo foi desenvolvido, mas para avaliar a implementação desses planos.

As principais inovações advindas são:

  • Revisão da Missão; Visão; Valores; e princípios e efetiva comunicação para as partes interessadas;
  • Elaboração da Matriz de Materialidade;
  • Aprimoramento do Plano de Comunicação;
  • Avaliação da fidelização; e
  • Implantação do Programa de Lideranças;

A última etapa foi a Certificação, por meio de auditoria externa, com o intuito de verificar a qualidade do diagnóstico, dos planos de melhoria da gestão e de sua execução por meio de entrevistas e checagem de documentos, seguindo o protocolo de auditoria do MS Competitivo para Jornadas de Excelência.

Em 18 de junho de 2020, a UFMS recebeu a Certificação de Excelência em gestão e governança pública em 500 pontos, e recebeu prêmio de destaque durante a Jornada da Excelência do Movimento MS Competitivo. Com esse prêmio a UFMS se tornou a primeira instituição de ensino público a ser certificada na categoria “Rumo à Excelência”.

 

Certificação de 750 pontos – Avanços para a Excelência

 

Em 2021, a UFMS decidiu dar continuidade ao processo de aprimoramento do modelo de gestão, e progredir para o modelo de 750 pontos – Avanços para a Excelência.

O processo para certificação novamente aconteceu em quatro etapas. Na primeira, a UFMS confirmou a escolha do nível de 750 pontos, onde foram selecionadas e apresentadas as principais estratégias, certificações e processos de gestão, como sistema de reuniões, avaliação da equipe, reconhecimento e sistema de indicadores.

Na segunda etapa, Diagnóstico Participativo, foi realizado um workshop para mapear o perfil da organização e listar indicadores existentes e recomendados, e lacunas na gestão, com participação dos grupos formados por gestores.

Na terceira etapa, Plano de Melhoria da Gestão, foi realizado um workshop para construir planos de ação, em busca de tratar as principais lacunas diagnosticadas.

Esse workshop gerou 3 projetos com especificação de cenário futuro, escopo, equipes, indicadores do projetos e desdobramento dos sprints (conjunto de tarefas) necessários para alcance do objetivo de cada projeto.

Para a elaboração dos Planos de Melhorias os trabalhos foram divididos em 3 eixos, sendo eles:

  1. UFMS Experience, que busca o desenvolvimento da inteligência de mercado no âmbito da UFMS;
  2. UFMS Sustentável, que refere-se a estruturação de um modelo de gestão voltado para o desenvolvimento sustentável;
  3. UFMS Excelência e Resultados, que se fundamenta na gestão de processos e projetos.

Os projetos desenvolvidos estão disponíveis no Simplifica UFMS, podendo ser acessados pelo link: Jornada 750 pontos.

Posteriormente, outro workshop participativo foi desenvolvido para avaliação da implementação desses planos. As principais inovações apresentadas foram:

  • Matriz de Inteligência de Mercado 1.0;
  • Apresentação da Morena – persona da graduação da UFMS;
  • Elaboração da Matriz de Materialidade;
  • Elaboração do Plano de Gestão de Logística Sustentável 2022-2024;
  • Elaboração da Matriz de Laiza Simplificada;
  • Implantação do site Simplifica UFMS; e
  • Elaboração do Plano de Gestão de Processos e de Riscos 2022-2024.

A última etapa do processo, que é a da Certificação, conta com uma auditoria externa, por meio de entrevista e checagem de documentos visando verificar a qualidade do diagnóstico, dos planos de melhoria da gestão e de sua execução.

A UFMS alcançou a certificação de 750 pontos na categoria “Avanços para a Excelência”.