Comitê de Gestão de Pessoas, Inclusão e Ações Afirmativas – CGPIA

O Comitê de Gestão de Pessoas, Inclusão e Ações Afirmativas é um Comitê Permanente estabelecido na Resolução nº 400-COUN/UFMS, de 21 de março de 2025.

As competências específicas do CGPIA são: orientar e realizar o processo de análise de questões relacionadas ao desenvolvimento pessoal; auxiliar no planejamento e na tomada de decisões que envolvam a gestão de pessoas da UFMS; auxiliar na criação e manutenção do Banco de Talentos e Competências da UFMS; contribuir na formulação de políticas para assegurar o acesso, a permanência, o sucesso no ensino superior e a empregabilidade; propor e monitorar as estratégias adotadas pela Instituição para permanência dos estudantes e servidores de forma equânime; acompanhar a eficiência das ações para cumprir a legislação vigente e para promoção da permanência quanto ao ingresso por cotas na UFMS; elaborar propostas que visem à garantia da inclusão, acessibilidade e direitos humanos para toda comunidade interna no âmbito da UFMS; fomentar ações para propiciar condições de acessibilidades para comunidade que apresente deficiência; elaborar propostas para a melhoria da comunicação interna; e opinar em assuntos de atuação do Comitê.

O CGPIA é composto pelos seguintes membros: Pró-Reitora de Gestão de Pessoas; Pró-Reitor de Assuntos Estudantis; Pró-Reitora de Cidadania e Sustentabilidade; Diretora da Agência de Comunicação Social e Científica; Diretores das Diretorias da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas; Diretores das Diretorias da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; Diretores das Diretorias da Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade; Secretário de Gestão do Programa de Assistência à Saúde, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas; um representante da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e um representante da Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Plano de Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

Para consultar as competências do CGP na íntegra acesse: Abrir  Download

  • Calendário de Reuniões Ordinárias do Comitê em 2025:
    • 25ª Reunião – 27 de março (quinta-feira);
    • 26ª Reunião – 13 de junho (sexta-feira);
    • 27ª Reunião – 4 de setembro (quinta-feira); e
    • 28ª Reunião – 3 de dezembro (quarta-feira).

 

PLANO DE GESTÃO DO CGP

O CGP elaborou um Plano de Gestão para o ano de 2025 baseado em orientar o desenvolvimento de pessoal; auxiliar no planejamento das demandas que envolvam gestão de pessoas se responsabilizando por supervisionar a ações registradas nos sistemas de pessoal e dar apoio na execução de processos seletivos.

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POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS

A Política de Gestão de Pessoas da UFMS é o conjunto de estratégias ou políticas específicas adotadas para gestão da equipe de servidores, com objetivo de atingir a excelência, maximizar a satisfação no ambiente de trabalho e alcançar a missão institucional. É operacionalizada por meio das políticas de recrutamento e seleção, cadastro e pagamento, desenvolvimento profissional, gestão do desempenho, qualidade de vida e bem-estar no trabalho.

A Política de Gestão de Pessoas da UFMS busca a valorização pessoal e profissional e está alicerçada nos seguintes valores: ética, transparência e responsabilidade; qualidade e inovação dos serviços públicos educacionais e de geração de valor para sociedade; respeito aos princípios de integralidade, universalidade, equidade e resolutividade; valorização, capacitação e qualificação profissional; e humanização e compromisso social.

Para consultar a Política de Gestão de Pessoas na íntegra acesse: Abrir   Download 


 

PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS

O PDP deverá ser elaborado anualmente com o registro das necessidades de desenvolvimento dos servidores e das ações para execução, com previsão de gestão de riscos das ações de desenvolvimento e elaboração de relatório anual de execução do PDP.

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas tem por finalidade elencar as ações de desenvolvimento necessárias à consecução dos objetivos institucionais tais como identificar as necessidades de capacitação e qualificação do servidor para o exercício de ações de gestão pública e de outras atividades de forma articulada com a função social da UFMS; proporcionar a aquisição de conhecimentos e habilidades para o seu desempenho e possibilitar a melhoria intelectual, educacional e da qualidade dos serviços; alinhar as necessidades de desenvolvimento pessoal com a estratégia institucional; estabelecer objetivos e metas institucionais como referência para o planejamento das ações de desenvolvimento; atender às necessidades administrativas operacionais, táticas e estratégicas, vigentes e futuras; nortear o planejamento das ações de desenvolvimento de acordo com os princípios da economicidade e da eficiência; preparar os servidores para as mudanças de cenários internos e externos à Instituição; preparar os servidores para substituições decorrentes de afastamentos, impedimentos legais ou regulamentares do titular e da vacância do cargo; ofertar ações de desenvolvimento de maneira equânime aos servidores; acompanhar o desenvolvimento do servidor durante sua vida funcional; gerir os riscos referentes à implementação das ações de desenvolvimento; monitorar e avaliar as ações de desenvolvimento para o uso adequado dos recursos públicos e analisar o custo-benefício das despesas realizadas no exercício anterior com as ações de desenvolvimento.

Para acessar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFMS acesse: Abrir   
Para acessar o Plano de Desenvolvimento de Pessoas para 2025, acesse: Abrir